O que é?
PQO é uma certificação desenvolvida pela B3, que significa “Programa de Qualificação Profissional”. Esse projeto está presente em mais de 120 instituições, compondo uma das ações criadas pela B3 para otimizar o atendimento e operações que são realizadas pelo sistema financeiro.
O seu principal objetivo é avaliar a qualidade e formação de profissionais que querem atuar no mercado financeiro, pois o programa quer manter qualidade com relação à formação, conhecimento, serviços ofertados, assim como, valorizar os profissionais e todas as pessoas que compõem o mercado.
Sumário
Aplicabilidade da certificação PQO
Em regra, a certificação na área de Compliance aplica-se aos profissionais que realizam atividades de controles internos e de supervisão dos processos para cumprimento de legislações e das regulamentações.
Todavia, qualquer interessado, independente se atuante ou não na área de Compliance, pode prestar o teste aplicado pela B3. Essa liberalidade se dá pois a certificação também é vista como uma atualização profissional.
O que estudar para a certificação PQO em Compliance?
Apesar de qualquer pessoa interessada poder realizar o exame, para realização do teste PQO é necessária uma preparação completa e muitas horas de estudo.
A B3 possui estrutura integrada de negociação e pós negociação para todas as principais classes de ativos, quais sejam: ações; títulos de renda fixa; contratos derivativos financeiros.
Ainda, ela conta com um modelo diversificado de negócios, abrangendo plataforma de registro de balcão e serviços de listagem para emissores de valores mobiliários, empréstimos de ativos, entre outros.
Com a finalidade de ajudar o profissional na preparação para a prova, a B3 oferece de forma gratuita um guia, contando com todo conteúdo dos temas que são cobrados na prova, e orientações. Conforme material disponibilizado pela B3, a certificação PQO em Compliance aborda temas como:
- Sistema financeiro nacional;
- Mercado de capitais;
- B3 no mercado de capitais;
- Renda variável;
- Derivativos;
- Renda fixa;
- Mercado de câmbio;
- Fundos e clubes de investimentos;
- Tributação;
- Gestão de risco na câmara B3;
- Risco corporativo;
- Controles e auditoria interna e compliance;
Além disso, tendo em vista a necessidade de entender os temas acima mencionados, hoje o mercado possui cursos preparatórios para a certificação que auxiliam na preparação dos profissionais.
Ainda, para auxiliar na preparação o profissional pode utilizar vídeos no youtube, simulados em sites e aplicativos, além de claro, a utilização da apostila fornecida de forma gratuita. Para acesso ao material disponibilizado, acesse o guia.
Custo e critérios para a certificação
Para realização do exame é necessário acessar o site da Ancord em parceria com a FGV e realizar uma inscrição no valor de R$278,00 (duzentos e setenta e oito reais).
O exame possui como critério exigido pela B3, prova composta por 60 questões, com duração de 3 horas e como critério de aprovação, o acerto mínimo de 60%, ou seja, 36 questões.
Confirmado o pagamento da inscrição, o profissional terá um prazo de 60 dias para agendamento do exame, podendo remarcar a prova (2 vezes), desde que respeitado o prazo de no mínimo 1 semana anterior à data do teste, e do prazo de 60 dias. Caso não sejam respeitados os prazos, haverá o cancelamento automático e para aplicabilidade ao exame, deverá ser feito novo pagamento, por isso é recomendado que no ato da inscrição, o candidato leia todo o regulamento.
Onde realizar o exame PQO da B3?
Atualmente há duas possibilidades de realizar o exame de certificação, presencial e, em decorrência da pandemia que vivenciamos no mundo todo, foi adotada a modalidade online.
Optando por uma das modalidades, o profissional deve observar algumas informações, quais sejam:
- Presencial: Os exames retornaram desde o dia 08 de junho de 2020, todavia mesmo com o retorno é necessário o respeito de orientações relativas aos cuidados sanitários quanto à saúde, assim como decisões oficiais dos Estados e/ou Municípios.
- Online: Este método garante uma aplicabilidade do exame segura, pois além de possuir uma tecnologia especial, a sua aplicação é fiscalizada. Ainda, o candidato precisa observar pré-requisitos regras específicas para a modalidade:
- Dispor de notebook com acesso à internet;
- Sistema operacional Windows 10;
- Intel Core i3 2.0 GHz, 4 GB Memória, 40GB livres de HD ou superior;
- Microfone;
- Som Habilitado;
- Webcam instalada;
- Ambiente exclusivo, com boa iluminação e sem presença de terceiros.
Após o agendamento, será enviado, no e-mail do profissional, a confirmação do agendamento e um link para ser efetuado o download de uma plataforma para realização da prova. Esta deve ser instalada com antecedência de dois dias, caso contrário, segundo o aplicador do exame, será cancelado o agendamento.
Vale ressaltar a importância do acesso à plataforma 30 minutos antes do exame, e da importância da verificação do preenchimento de todos os requisitos acima listados, dado que mesmo agendada, faltando um deles, a prova não será aplicada. Ao mesmo tempo em que a modalidade online auxilia todos os profissionais, há uma série de critérios que foram necessários serem criados para garantir um teste fidedigno e sem caráter duvidoso.
Importância da Certificação
Buscar certificar-se traz benefícios tanto para o profissional, como para o mercado financeiro, pois com a certificação é trazida segurança, garantindo que apenas profissionais capacitados e habilitados atuem na área, trazendo tranquilidade para os clientes das instituições. Além disso, aos profissionais certificados, é concedido diferencial perante o mercado de trabalho, pois via de regra, os profissionais comprovem ter conhecimento e domínio da área.