A corrupção dentro de uma empresa é extremamente nociva, podendo inviabilizar um negócio caso não seja identificada e combatida.
Atos de corrupção impactam toda a cadeia de produção, distorcem mercados, aumentam os custos empresariais, diminuem a confiança dos acionistas e investidores, causam redução do Retorno sobre o Investimento (ROI), reduzem a produtividade, trazem danos à reputação da empresa e causa a diminuição do engajamento dos colaboradores.
De acordo com o índice de Capacidade de Combate à Corrupção de 2022, que traz a análise da AS/COA e Control Risks sobre a capacidade da América Latina de detectar, punir e prevenir a corrupção, entre 15 países da América Latina o Brasil ocupa a 10ª posição, caindo do 6º lugar em 2021.
Sabemos que a corrupção no setor público reflete no setor privado, sendo um obstáculo a ser superado também pelas empresas.
Alguns Dados da Corrupção nas Empresas
Podemos ver abaixo alguns dados que demonstram a importância e a necessidade da implementação de um Programa de Compliance eficiente:
De acordo com os respondentes da 5ª edição da Pesquisa de Maturidade do Compliance no Brasil, realizada pela KPMG, que contou com a participação de 55 empresas de diferentes regiões e estruturas, os riscos do compliance mais relevantes destacados foram:
- 92% gestão de terceiros/contratos
- 90% Fraude, combate à corrupção e lavagem de dinheiro
- 85% Trabalhistas, segurança do trabalho, previdenciários e tributários.
Importância do Programa de Compliance
A implementação de um programa de compliance e sua gestão eficiente favorecem a prevenção, detecção e remediação de condutas de corrupção de forma a permitir ações coordenadas e persistentes.
Para evitar e combater a corrupção dentro das empresas algumas ações são essenciais, como:
- Ter um código de conduta e ética
- Investir em canais seguros de comunicação, implementando um canal de denúncias
- Oferecer treinamentos para os colaboradores com foco na consolidação de uma cultura ética
- Investir em práticas de compliance
- Investir em práticas de compliance
- Ter parceiros de negócio confiáveis
- Prezar por contratos bem elaborados.
Conclusão
A Be tem a ferramenta ideal para a gestão de um Programa de Compliance com uma plataforma que possibilita gestão de riscos, due diligence de possíveis parceiros de negócios, acompanhamento das atividades de um plano de ação, com um workflow e sistemas de alerta integrados, dentre outras funcionalidades e um Canal de Denúncias que oferece múltiplos canais aos colaboradores e terceiros fazerem seus relatos e denúncias de incidentes, ajudando na rápida detecção de condutas ilegais e antiéticas, pronta análise e possível correção.