Conceito
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em 1980, durante a elaboração do relatório Our Commom Future no qual a primeira-ministra da Noruega,na época disse que “o desenvolvimento sustentável é a forma como as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem, no entanto, comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.
Ou seja, desenvolvimento sustentável é realizar ações de forma consciente hoje para que as gerações futuras não sejam comprometidas. Trata-se de um crescimento consciente com a economia, o meio ambiente e a sociedade.
O Papel do Compliance
O departamento de Compliance busca adequar a empresa em relação as leis do país e em relação as suas políticas internas. Nesse sentido, há uma série de obrigações legais relacionadas ao uso consciente de recursos naturais, preservação ambiental e cuidados com a natureza que a empresa deve seguir. A empresa que possui um forte Compliance ambiental é capaz de cumprir com as regulamentações, evitar multas e, ainda, promover o seu desenvolvimento sustentável, pois estará em conformidade com as leis do país.
Além disso, a empresa pode definir metas de sustentabilidade e ter a sustentabilidade como um valor empresarial. Nesse caso, o departamento de Compliance também se mostra um forte aliado ao implementar:
- Políticas de Sustentabilidade
- Orientações para a redução de uso de recursos naturais
- Treinamentos para colaboradores em prol da sustentabilidade
- Implantação de controles internos para que se evite impactos ambientais negativos
- Analisar o risco de novos processos produtivos em relação ao impacto ambiental
Conclusão
O desenvolvimento sustentável tem ganhado grande destaque nas pautas empresariais, visto que é diretamente ligado ao ESG. O ESG (environemnt, social e governance) representam práticas empresariais voltadas para gerar um impacto social e ambiental positivos. O ESG é considerado um diferencial para as empresas em termos de reputação perante o mercado e colaboradores.
Assim, a promoção do desenvolvimento sustentável empresarial não só ajuda a empresa a ter um crescimento de qualidade e auxilia na preservação do meio ambiente, como também ajuda na elevação da reputação empresarial. No entanto, para o alcance de um bom desenvolvimento sustentável, é essencial o apoio do departamento de Compliance, visto que este é o departamento que fará com que se concretize as políticas internas de sustentabilidade.
Como a be te ajuda?
Com a plataforma da Be Compliance você pode criar planos de ação para gerenciar o seu crescimento sustentável. Além de poder solicitar a assinatura digital da sua política de sustentabilidade e poder analisar riscos ambientais. Marque agora a sua apresentação com a equipe da Be e saiba mais!