O COSO – Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, ou Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway, é uma organização privada sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1985.
Foi criado com a missão de prevenir e evitar fraudes nos procedimentos e processos internos das empresas.
Nesse sentido, o grupo queria elaborar um modelo comum de discussão e avaliação para riscos organizacionais, para isso, criou o Entreprise Risk Management Framework, que ficou conhecido como COSO-ERM.
Sendo assim, identificar os objetivos do negócio e o apetite ao risco dos acionistas da empresa, é o pricipal foco da metodologia.
Dessa forma, com a metodologia do COSO-ERM pode-se identificar eventos capazes de causar um risco aos objetivos da empresa, sempre tendo como base o apetite ao risco dos acionistas.
Além disso, a metodologia do COSO ERM é expressa em 3 dimensões, interligadas, a qual conseguimos visualizar no cubo abaixo.
O COSO ERM, conforme visto na imagem acima, tem 8 componentes e 4 categorias de objetivos.
Os componentes são: ambiente interno; fixação de objetivos; identificação eventos; avaliação de riscos; respostas aos riscos; atividades de controle; informações e comunicação; e monitoramento.
As categorias de objetivos são expressas em: estratégico, operacional, comunicação e conformidade.
A ideia desse framework de análise de riscos é compreender cada um dos itens do cubo, principalmente no que tange aos objetivos e apetite ao risco da empresa, para que então possamos ter uma ampla e completa análise de riscos.
Dessa forma, o COSO-ERM traz um moderno framework de análise de riscos que pode ser adaptado para todos os tipos de empresas.
Para saber mais sobre esse framework CLIQUE AQUI!