Receita Federal lança novo sistema de proteção do CPF

Por que o CPF é um dado tão valioso?

O Cadastro da Pessoa Física, mais conhecido como CPF, é o registro feito pela Receita Federal para identificar cada indivíduo, sendo um dado intransferível e que pertence à pessoa durante toda vida. Além disso, o registro é utilizado em diversos tipos de cadastros, para abrir contas de Banco, fazer concurso, abrir uma empresa, entre outros. 

Devido a essas múltiplas funções, o CPF muitas vezes se torna alvo de fraudes e golpes. Fraudadores podem utilizar o CPF para se passar pela vítima, abrindo contas bancárias ou efetuando compras em seu nome, o que pode resultar em dívidas para o verdadeiro titular.

Novo Sistema de Proteção da Receita Federal

Tendo em vista a quantidade de aumento de fraudes, para aumentar a proteção deste dado a Receita Federal lançou um novo sistema chamado “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ”, que irá impedir a utilização do CPF para abertura de novas empresas, evitando a utilização fraudulenta desse dado. Vale mencionar que essa ferramenta vale para todo território brasileiro, abrangendo todos os órgãos registradores e jurídicos.

Como utilizar essa ferramenta?

Para conseguir utilizar essa proteção é preciso que o titular acesse o Portal Nacional da Redesim ou o Canal de Serviços Digitais da Receita Federal, acessar o menu “Proteger meu CPF” e entrar com sua própria conta do Gov.br. Dessa forma você já vai ter protegido seu CPF para abertura de novos CNPJ’s. 

Caso o titular deseje abrir uma nova empresa no futuro, será necessário reverter essa proteção. Este processo de reversão é simples e pode ser feito seguindo os mesmos passos mencionados acima.

Conclusão:

A proteção dos dados pessoais, especialmente de informações sensíveis como o CPF, é fundamental para evitar fraudes e golpes que podem causar grandes prejuízos financeiros e emocionais. 

Ferramentas como a “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ”, oferecida pela Receita Federal, são recursos valiosos que facilitam a defesa contra usos indevidos e fraudulentos de nossos dados.

Ainda, não podemos nos esquecer que educar-se sobre práticas de segurança digital também é essencial nos dias de hoje. Conhecer as formas mais comuns de golpes e fraudes pode ajudar a identificar e evitar situações suspeitas. 

Matéria escrita por: 

Quer ler mais matérias sobre: