Diversidade e inclusão são temas que vêm sendo cada vez mais discutidos no cotidiano, na mídia e nos ambientes organizacionais. Hoje, toda empresa tem a necessidade de analisar o quanto seu negócio e sua marca apresentam diversidade para o público que consome e o quanto dão espaço para as pluralidades em seu interior.
Com a integração da diversidade e da inclusão, a organização consegue demonstrar uma visão ampla e atrativa para todos, além de passar uma mentalidade mais aberta e respeitosa.Para atingir esse objetivo, torna-se fundamental entender melhor o que é diversidade e inclusão, quais as diferenças entre esses conceitos e como podemos colocá-los em prática.
Diversidade e inclusão é uma pauta, que também podemos nomear como tema, que fala sobre pessoas, suas singularidades, vivências, experiências e formas de se colocar no mundo; e o modo em que serão inseridas em diversos espaços — sociais, econômicos, políticos e corporativos.
Quando atrelamos a diversidade e inclusão ao ambiente empresarial, há um grande benefício para o clima e cultura organizacional, além de também agregar valor às relações entre os colaboradores e os seus resultados.
Diversidade
A diversidade está relacionada ao conceito de pluralidade, ou seja, características, comportamentos e valores que tornam as pessoas únicas. Diversidade pode ser entendida como quaisquer características que diferem as pessoas uma da outra.
Também significa multiplicidade e variedade, estando ela relacionada a todos os atributos que caracterizam e diferenciam os indivíduos dentro de uma sociedade. Essas características podem ser físicas ou até mesmo de personalidade.
Inclusão
O conceito de inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro que é diferente em um ou vários aspectos, respeitando suas pluralidades e o integrando no ambiente.
A inclusão é o ato de criar espaços saudáveis para pessoas com aspectos diferentes do seu, aceitando e lidando com as diferenças.
Deste modo, é possível adaptar o ambiente para que todos que estejam presentes sejam respeitados e consigam conviver independente das singularidades.
Além da importância de entender o que é diversidade e inclusão, é fundamental saber diferenciar os tipos de cada uma delas.
Estimular a diversidade e inclusão na sua organização é uma tarefa importante, mas complexa, visto que há tantas vozes para serem escutadas, e é preciso dar espaço para cada uma se expressar sem perder de vista os objetivos da organização.