Conceito
O tripé da sustentabilidade (TRIPLE BOTTOM LINE) foi criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, que é inclusive considerado o “pai da sustentabilidade corporativa”.Essa teoria também é conhecida como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), assim vemos que não basta ter a preocupação com o meio ambiente, é necessário também ter o cuidado com outros aspectos empresariais para que a empresa seja de fato sustentável.
O Triple Bottom Line
A teoria do triple bottom line é dividida em três aspectos:
- Aspecto Social: esse aspecto visa as boas práticas com colaboradores, o que significa tratar os colaboradores de forma justa, ética e de acordo com as leis dos país. Além disso, é necessário ter um impacto social positivo com a comunidade local, promovendo ações que possam ajudar a comunidade local a se desenvolver. Dessa forma, temos a promoção de um ambiente de trabalho justo, saudável e harmonioso e, uma comunidade local que percebe a função social da empresa.
- Aspecto Ambiental: esse aspecto envolve encontrar soluções para repor os recursos naturais que a empresa usa, a fim de reduzir o impacto negativo que a empresa pode causar no meio ambiente. A empresa deve sempre buscar reduzir o uso de recursos naturais e buscar ações positiva para ter um impacto ambiental positivo.
- Aspecto econômico: esse aspecto diz respeito ao crescimento da empresa sem de forma responsável em relação ao cumprimento de suas obrigações contábeis e fiscais. Ainda, a empresa deve ter responsabilidade na gestão financeira de forma a não se envolver em problemas econômicos.
Conclusão
Ao seguir a teoria do triple bottom line a empresa estará adequada em relação a sustentabilidade, o que como visto, vai além da preservação ambiental. Para a implantação da teoria é essencial o apoio do departamento de Compliance, que poderá auxiliar na elaboração de políticas que promovem os 3 aspectos da teoria, além de realizar treinamentos para colaboradores. Dessa forma, o Compliance pode mudar a cultura empresarial para que a empresa se torne mais sustentável.
Como a Be te ajuda?
Com a plataforma da Be Compliance você pode criar planos de ação para gerenciar o triple bottom line. Além de poder solicitar a assinatura digital da sua política de sustentabilidade e poder analisar riscos ambientais. Marque agora a sua apresentação com a equipe da Be e saiba mais!